Quem Somos

COMO SURGIU LATA D'AGUA ?

Lata d'agua surgiu com a idéia de criar uma marca de bolsas e carteiras que somem beleza,elegância e altivez a mulher/homem que comprarem os nossos produtos. A nossa marca é única pela EXCLUSIVIDADE que se tem ao comprar, pois nossa produção é feita em poucas unidades e em todos os produtos sempre há alguma variação, seja por conta de um botão, tecido, zíper ou até mesmo o tipo de costura (mas sempre mantendo o design do modelo original).
A intenção da Lata d'agua é te dar conforto e qualidade em um preço acessível, a medida certa do seu conforto. Nossas bolsas e carteiras são feitas em Patchwork ou/e  Quilting. 
 O QUE É PATCHWORK ?
Patchwork é uma palavra de origem inglesa, traduzindo:
– Patch: retalhos de tecidos, remendos ou peças,também chamado de piece.
– Work: trabalho.
Patchwork significa, assim, o trabalho feito a partir de retalhos de tecidos, unidos por meio de técnicas diversas, criando-se vários tipos de desenhos/padronagem. Em outras palavras, o patchwork é o processo de costurar unindo pedaços (pieces) de tecidos para formar uma peça maior (blocos).
                
Repetindo-se a sequência de costurar vários blocos (iguais ou diferentes), alcançaremos uma peça maior ainda. Essa peça (contendo vários desenhos em blocos costurados) é conhecida por TOPO (tampo) do quilt. Ao colocar este topo sobre a manta e o forro, formamos um sanduíche de 3 camadas, denominado quilt.
O QUE É QUILTING  ?
Quilting é o ato de bordar, à mão ou à máquina, cuja finalidade é unir as 3 camadas de um quilt (topo, manta e forro), além de enriquecer e embelezar o trabalho. A arte de quiltar pode ser feito de duas maneiras:
** matelassê **: é o quilting reto. Nele, obtêm-se quadrados ou losangos. Utiliza-se o walking-foot;
** free motion quilting ou quilting livre**: essa é a forma livre de quiltar. Para tanto, abaixamos os “dentinhos” da máquina e substituímos o seu pé pelo calcador chamado big foot. Isso lhe permitirá uma grande mobilidade para deslizar seu trabalho, formando desenhos. Essa técnica de quiltar é mais complexa e exige muito treino,dedicação e esforço.
        
 HISTÓRIA DO PATCHWORK E QUILTING
O trabalho manual sempre esteve presente no dia-a-dia dos povos desde seus primórdios. Por meio do artesanato, verificamos as tradições e os costumes regionais de uma época e localidade.
A origem do patchwork e quilt é muito antiga. Existem registros desde 3400 a.C. Sua história nos mostra que a costura e os bordados já estavam presentes nas antigas civilizações do Egito, Pérsia, Índia e China, verificados, principalmente, nos acolchoados (quiltsencontrados nas tumbas de reis e rainhas dessa época, bem como nos desenhos registrados nas pirâmides com faraós usando uma vestimenta similar ao patchwork.
Mas, foi na Europa Ocidental (Inglaterra, Alemanha, França e Itália), durante o século XVI (Cruzadas), que o trabalho do patchwork se desenvolveu mais fortemente. As roupas utilizadas por soldados embaixo das armaduras de ferro eram feitas com restos de tecidos ou também para se usar como roupa ou para se proteger do frio intenso (colchas ou cobertores). Fugindo das perseguições religiosas que sofriam na Europa, em meados do século XVII, os peregrinos e imigrantes ingleses colonizaram e desbravaram a América do Norte, levando, nas malas, para o Novo Mundo, suas colchas (seus quilts) e a tradição familiar do patchwork.

      Espero que tenha gostado de um pedaçinho de nossa história !

Um beijo ! Qualquer pergunta manda um contato :) Nós agradeçemos desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário